Elis Silva

ELIS SILVA

Como fazer um portfólio de Design Instrucional?

Quando falamos sobre portfólio para a área de Design Instrucional é impossível não citar o DI e consultor Ricardo Pereira, que nos brindou com seu conhecimento sobre o assunto no vídeo “Criação de Portfólio para Designers Instrucionais”, divulgado pelo Mercado EAD ano passado. Corra lá conferir!

Neste artigo vamos compreender juntos alguns detalhes sobre portfólio para que você construa o seu de DI sem medo! E se você quiser saber como fiz este portfólio, também tem esse outro artigo por aqui explicando.

Mas, o que é um portfólio?

Em resumo, portfólio é o local onde se compila os melhores trabalhos e produções de um profissional, a fim de mostrá-lo ao mercado. Existem vários modelos para diversas áreas, as mais comuns e que, provavelmente, você já deve ter visto são os da área de Design, Fotografia e Arquitetura.

E o portfólio de Designer Instrucional?

Uma das perguntas mais comuns quando o assunto é o portfólio do DI é “o que coloco nele se ainda não tenho projetos?” E essa resposta é fácil: “quem disse que você não tem projetos?”.

Vamos lá… em algum momento dos seus estudos na área de DI foi necessário desenvolver algum projeto de curso, roteiro de conteúdo, os famosos storyboards! Não é mesmo?! Então, você já tem algo para inserir no seu portfólio!

E caso ainda não tenha tido essa experiência, uma dica é: sabe aquele assunto que faz seus olhos brilharem, o qual você tem domínio? Ou então os trabalhos que você desenvolveu na primeira graduação? Chegou a hora de tirá-los do papel e tentar produzir algum projeto de DI com ele. Vale um recurso, projeto completo, storyboard, enfim… é soltar a criatividade que existe em você! E também não se esqueça de colocar suas outras competências para ajudar nessas criações!

Após essa produção, basta fazer a curadoria de qual a melhor parte para se aproveitar e inserir no seu portfólio, serão essas produções que o contratante vai visualizar e ter um primeiro impacto sobre o seu trabalho!

Confira 5 pontos importantes que você DI deve considerar na criação do seu portfólio:

1. Organização

Antes de escolher a plataforma, você deve organizar seus projetos e criações, separe quais tem mais a ver com aquilo que você quer oferecer ao mercado: marca pessoal, desenvolvimento de roteiro, mentoria, consultoria, entre outros. Caso escolha mais de um, planeje-se sobre como será a apresentação de ambos: em uma mesma plataforma ou em distintas?

2. Apresentação

Prepare a introdução do seu perfil, será a chamada para que o contratante queira acessar os projetos do portfólio. E não se esqueça: sinceridade sempre!

Separe também quais as formas de contato que pretende usar para que as pessoas possam chegar até você: e-mail, telefone, site pessoal, redes sociais…

Outros itens também são importantes, liste quais você pretende informar, esta parte é parecida com o currículo profissional: competências, experiências, formação, etc.

3. Plataforma

É comum numa rápida busca encontrarmos portfólios nas mais variadas plataformas online, bem como as versões impressas. Mas o que pode ser excelente para a maioria nem sempre é para você, por isso, antes de fixar seu portfólio definitivamente, explore! Isso mesmo, faça o teste em plataformas que você mais gosta e veja como poderá ficar seu catálogo, se é o que você esperava e qual delas melhor te atende.

Busque também por portfólios de outros Designers Instrucionais!

Conheça algumas plataformas para criação de portfólio:

4. Atualização

Como a maioria dos ambientes online, um portfólio deve ser mantido atualizado! Otimize suas criações, insira novas, complemente suas informações pessoais com os novos aprendizados na carreira. Fique sempre de olho no que pode ser melhorado!

5. Mostre-se!

Agora que você já tem o portfólio publicado, não vai adiantar ele ficar lá esperando para que alguém o acesse, não é mesmo? Para isso, você precisa divulgá-lo!

Insira seu link ou QR Code no currículo, convide amigos para visualizar, quando conversar com um contratante informe que você tem um portfólio de DI com projetos incríveis para ele ver (e ficar com vontade de te contratar), entre outras formas que você puder ser visto!

Quero muito de ver o resultado do seu trabalho, hein! Compartilhe o link do seu portfólio nos comentários para que todos vejam e apreciem sua criatividade e talento como DI.

Um comentário

  1. shirley lucchesi

    Excelente contribuição, Elis. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *